Desafio sem Facebook

0 Comment

Ultimamente tenho me sentido muito atrelada a essa poderosa rede social. Chamam de vício, mas prefiro falar apenas que é uso desnecessário. Admito, eu realmente passo muito tempo vendo aquela borda superior azul, na expectativa que um ponto vermelho se acenda e nem sei quando passei a viver assim. Cheguei a conclusão que preciso largar, usar apenas para trocar uma mensagem com um grupo ou pessoa, mas ficar rodando, dando like, e descendo mais a página, isso já não está mais para mim.

Alias, como o Facebook tomou conta de nós, não? A maioria das nossas emoções envolve essa rede e tudo que os outros fazem acaba se tornando mais importante e melhor do que aquelas coisas que nós mesmo fazemos. Até quando só olhamos e não interagimos existe esse ciúmes de que a vida do seu amigo, como diz o Facebook, é bem melhor que a sua.

Mas continuando com a proposta da publicação. Decidi me propor um desafio, não muito difícil na teoria, mas na prática…visshh. Basicamente quero diminuir o uso, mas uma pergunta que surge: como vou medir isso? Acho que o indicativo vai ser quando eu até esquecer que tenho conta, igual ao que aconteceu com meu mofado e abandonado Twitter.

Pensei que estava na hora de entrar nessa missão quando o que acontecia na rede social não correspondia com a minha expectativa. Assim, queria que as pessoas agissem de um modo, e se isso não acontecia, eu ficava nervosa (como cheguei a esse ponto?).  Um trunfo meu já é o de postar pouco, mas entrar constantemente está tomando meu tempo. Quero voltar a conhecer a minha cidade (como fiz durante as férias e quase não vi a rede social) ao invés de ver fotos da Europa, encontrar as pessoas ao vivo mais que trocar mensagens nos grupos, ler mais livros que notícias sensacionalistas, etc, etc, etc.

Print do meu grupo de aplicativos “Socias”. Sem o Facebook \o/

Print do meu grupo de aplicativos “Socias”. Sem o Facebook \o/

Enfim, vamos ao plano:

1- Deletar o aplicativo do celular (já feito). Logo na primeira semana e que diferença, principalmente na bateria do celular, que agora dura o dia inteiro. Mas também, por não ter o aplicativo no celular, quando o pego em mãos é apenas para responder mensagem ou ver o Instagram (essa rede não largo. Adoro fotos). Também vale contar que me sinto mais leve, menos apegada agora que o aplicativo não brilha mais na tela do meu celular.

2 – Deletar o aplicativo do tablets e outros dispositivos móveis, aqueles que você só usa em casa – Não sei ainda quando vou fazer isso, talvez semana que vem ou na outra. Porque ainda assim gosto do conforto de responder as mensagens sem ter que sentar na frente um computador.

3- Criar o hábito de ler notícias no jornal mesmo – Ta lá na mesa, só falta começar. Com certeza o impresso é muito melhor que as rapidinhas na internet, mas ainda não tenho esse costume de pegar uma horinha do dia e ler o jornal.

4- Entrar no Facebook apenas em computadores PC ou Notebook – acredito que quando chegar nessa fase, ainda vou estar meio constante, tipo, deixar ele aberto o dia todo.

5- Entrar no Facebook apenas em computadores PC ou Notebook APENAS em horários livres – Vitória já ta conquistada.

Um outro objetivo que pretendo alcançar com isso é ter o tempo de volta e, assim, poder me dedicar a coisas mais interessantes, como a produção de novos textos para esse meu blog e para o próprio Serendipitys. Torçam e apoiem essa pessoa “sem” vício.

0 Comments

Leave a Comment