Anacravo: doces com sabor e com afeto

0 Comment
Beijinho Anacravo

(Foto: Léo Soares)

Um doce feito basicamente de coco. Conhecido (injustamente) como “o primo pobre do brigadeiro” e constantemente esquecido nas festas infantis, mas que mais remete à infância. Esse é o beijinho. Originado de Portugal, esse doce era feito pelas Freiras Clarissas, que o trouxeram para o Brasil. A receita leve (o beijinho é feito de leite condensado, leite de coco, coco e manteiga) e com um sabor único recebeu algumas adaptações em solo brasileiro – o beijinho original leva baunilha, mas essa foi trocada pelo cravinho por aqui – e conquistou seu espaço entre os doces. Muito relacionado a avós, o beijinho é exatamente isso: um símbolo de ternura e afeto que, porém, não contava com nenhuma doceria especializada nele. Pensando sobre isso, e unindo o amor que nutriam por doces, a psicóloga especializada em gestão de pessoas, Adriana Elise, e a Chef Silvana Oliveira decidiram se unir e criar a primeira doceria especializada nesse docinho tão especial. Assim, em 19 de fevereiro de 2013, nasceu a Anacravo.

Adriana-e-Silvanadestaquee

Silvana e Adriana, criadoras da Anacravo (Foto: Léo Soares)

Adriana Elise, uma das criadoras da Anacravo, explica que, até chegar aos beijinhos, “a gente sentou e pensou ‘vamos fazer alguma coisa juntas?’, e então passamos por um processo de pesquisa para identificar o que tinha mais a nossa cara”, conta. Ela também reforça que “cozinhar é uma forma de amar as pessoas, você não faz por obrigação, você faz por amor”. Esse amor, claro, está fortemente presente na marca criada por elas. Tudo que envolve a Anacravo conta com muita delicadeza, capricho e afeto – desde os docinhos até as embalagens – e a memória afetiva despertada pelo doce sempre aparece nas criações da dupla, que sempre se preocupam em colocar um toque pessoal nos docinhos.

Diversificando os sabores

Caixinha Anacravo

Caixinha com quatro beijinhos (Foto: Léo Soares)

Criatividade, aliás, é marca registrada da Anacravo. Adriana conta que “nós queríamos pensar alguma coisa criativa em relação ao doce, trabalhar com um doce só, mas dentro de um conceito de que poderíamos transformá-lo em outros produtos também”.  Daí veio a ideia de diversificar a receita dos docinhos e incluir novos – e inusitados – ingredientes. Entre os vários sabores, Silvana e Adriana criaram o Beijinho de Mãe, uma de suas produções mais populares que conta  com recheio de doce de banana caramelizado, redução de vinagre de mel e finalização com açúcar orgânico e canela. Macio e com uma mistura surpreendente de sabores, esse beijinho em especial foi inspirado na mãe de Adriana que costumava fazer doce de banana para a filha.

A inovação nos sabores também conta com algo muito especial: produtos brasileiros. Em meio à febre das chamadas “brigadeirias” ou então das lojas de cupcake, Silvana observou que “uma coisa que ninguém estava fazendo era resgatar a ideia de usar produtos brasileiros, mas com uma cara gourmet também”, conta. Esse pensamento fez com que a Anacravo ganhasse mais um toque especial: seria uma doçaria especializada em beijinhos que teriam sabores únicos, com ingredientes brasileiros, mas com uma cara gourmet. O resultado não poderia ser melhor e a aprovação do público também.

Um jeitinho especial

Beijinho de Natal

Beijinho Especial de Natal (Foto: Mathias Pape)

O jeito próprio de fazer os doces, no entanto, foi além dos beijinhos. Adriana e Elise criaram também beijinhos de colher, o cookie beijo e ainda uma coleção especial para o Natal que conta, entre outros produtos, com um delicioso Panetone com recheio de geleia de cereja brasileira, a grumixama. Uma maneira criativa e divertida de manter a essência do beijinho e transportá-la para outros produtos. Porém, não apenas de sabores se baseiam as escolhas das “Anas”. Elas tentam também passar uma mensagem atrvés de seus docinhos. Adriana explica que “as receitas sempre têm uma referência afetiva”, e talvez esse seja o grande diferencial dos beijinhos da Anacravo.

A preocupação em manter o lado afetivo – e também artesanal – do grupo também é uma preocupação constante. Apesar de não quererem uma loja física no momento, Adriana e Silvana pensam em abrir um atelier futuramente e sabem que isso levaria a um aumento na equipe (que até o momento com elas e mais uma pessoa). Sobre a chegada de futuros membros algum dia, Adriana conta que “vai ser um sofrimento (risos), a gente já sabe que quando tiver que aumentar a equipe a gente vai pensar ‘será que a pessoa vai fazer com o mesmo carinho'”.

Panetone de Natal

Panetone Especial de Natal (Foto: Mathias Pape)

A procupação delas se justifica. Muito além de uma doçaria, a Anacravo é uma maneira de divulgar coisas boas e levar – perdoem o trocadilho – levar doçura à vida das pessoas. E não haveria nada melhor que um doce que pelo nome em si já é um mimo, certo? Adriana conta que “se a gente fosse definir em duas palavras (a mensagem que a Anacravo procura passar), seria delicadeza e afeto”. Isso elas sabem fazer, e muito bem!

 

Serviço: Todos os produtos da Anacravo podem ser visualizados no site www.anacravo.com.br e solicitados pelo e-mail contato@anacravo.com.br ou através do telefone (11) 95199 2085.

 

0 Comments

Leave a Comment