Chocolate para ser feliz

0 Comment
Chocolate para ser feliz | Serendipitys

Apesar de o mês da Páscoa ser abril, já encontramos desde o finzinho de fevereiro alguns mercados e lojas inundados pelos mais diversos ovos de chocolate. Seja caseiro, industrializado, em formato de bombom ou barra, o chocolate está sempre presente nessa (e em todas as outras, para ser sincera) época do ano. Por isso, como essa delícia ganha ainda mais foco perto desse feriado, resolvemos contar para vocês que, além de muito bom, chocolate também pode te ajudar a ser mais feliz!

Chocolate para ser feliz | SerendipitysO segredo está em um dos componentes básicos do doce, a feniletilamina, um aminoácido que no nosso corpo impulsiona a produção de serotonina, substância comumente ligada à sensação de bem-estar – e que por isso é chamada de hormônio da felicidade. Ou seja, não se trata de um mito, comer chocolate realmente nos faz feliz (mesmo que seja de maneira momentânea) e não à toa ele é usado como tratamento paralelo em casos de depressão.

Imagine a cena: um pedaço de uma barra de chocolate do sabor que você mais gosta (ao leite, crocante, meio amargo, recheado), aquele cheiro doce envolvendo o ambiente, a textura aveludada em contato com os seus dedos e, quando você finalmente o morde, ele derrete na boca. Viu? A simples ideia já faz bem. E não apenas à felicidade direta, o chocolate ajuda também em “fatores externos” que contribuem para que a vida seja mais agradável. Quer ver?

Benefícios do chocolate:

✓ Previne o envelhecimento
Por que? O cacau – fruto que é um dos principais componentes do chocolate – tem poder antioxidante, ou seja, combate alguns efeitos da idade, além de ajudar na prevenção do câncer.

✓Auxilia no raciocínio
Por que? Duas substâncias presentes no chocolate, a teobromina e a tiramina, estimulam o funcionamento dos neurônios.

✓ Ajuda o coração
Por que? A mesma teobromina que ajuda os neurônios também colabora com o sistema muscular, logo, com o coração também.

Mas vale lembrar: os chocolates mais comuns apreciados pelos brasileiros – ou seja, com muito açúcar – não possuem o mesmo efeito! O verdadeiro valor do chocolate está principalmente no cacau, logo, prefira opções que contenham mais desse ingrediente como os amargos, meio amargos e com porcentagem elevada do fruto. Agora é só aproveitar!

0 Comments

Leave a Comment